O bom funcionamento da clínica ou do consultório médico depende de vários fatores, sendo um deles, e um dos mais importantes, a equipe médica. Além das questões próprias da área de saúde, o sucesso da clínica também depende de questões comuns a qualquer empresa, como a administração e gestão de pessoas.
Sendo assim, é essencial realizar treinamentos e avaliações com a sua equipe, para garantir que metas estejam sendo atingidas e que todos passem as mesmas informações para pacientes e para manter a melhor organização possível, para garantir o melhor desempenho possível.
Saiba mais sobre como realizar a avaliação de desempenho e qual a importância desse acompanhamento na sua rotina de trabalho!
Por que é importante realizar a avaliação de desempenho da equipe médica?
As avaliações de desempenho podem trazer diversos benefícios para a sua clínica ou consultório. É através dela que se direciona os colaboradores para as metas e objetivos, além de serem definidas as ações necessárias para atingir esses objetivos, e, além disso, é o modo mais efetivo de continuar a engajar a sua equipe.
Ao informar sobre quais os pontos de melhoria, deixar claro quais os critérios para crescer na carreira, mostrar o andamento das metas, em quais aspectos o colaborador deve se desenvolver, esse recurso pode levar a alcançar potencial máximo de toda a equipe.
Assim, quando aplicada de forma periódica, a avaliação pode mostrar como anda o desempenho de cada colaborador, identificando quais treinamentos podem ser necessários, engajar a equipe com os resultados, reconhecer o sucesso individual, mensurar o desempenho coletivo e conhecer as aptidões de cada indivíduo.
Como fazer a avaliação de desempenho da equipe médica?
Ao reconhecer os benefícios que cercam a realização da avaliação, agora você deve entender qual a melhor forma de praticá-la!
1. Defina metas para cada colaborador
Metas e objetivos precisam ser definidos para que você saiba onde quer chegar com sua clínica ou consultório. Além das metas gerais, é necessário definir metas para cada colaborador. Assim, cada membro da equipe sabe sua função e o que deve fazer para conseguir atingir os objetivos gerais, através dos específicos.
2. Defina os indicadores
Os indicadores permitem acompanhar o andamento das metas principais, e analisam, de acordo com a sua necessidade temporal, os dados dos seus atendimentos, cancelamentos, exames realizados, retornos e tudo que está dentro das suas metas. Defina quais indicadores serão analisados para alcançar os objetivos e verifique-os constantemente!
3. Faça avaliações 360º
As avaliações 360º permitem analisar o todo, e levam em consideração diferentes aspectos para analisar a performance do colaborador, como as opiniões dos outros funcionários, dos clientes e pacientes e de outros chefes. Assim, é possível ter uma visão ampla de toda a situação.
4. Dê feedbacks
Os feedbacks é parte fundamental das avaliações de desempenho, e é através dele que você mantém o melhor relacionamento com seu colaborador, informando-os pontos de melhoria e desenvolvimento, e de elogio de bom desempenho, além de estar aberto a ouvir críticas construtivas e sugestões também.
O feedback permite uma comunicação aberta e efetiva, e é a melhor maneira de alavancar a carreira dos seu funcionário, e de poder desenvolver sua clínica também!
5. Defina o tempo entre as avaliações
Entender que as avaliações de desempenho devem ocorrer de forma periódica é essencial para conseguir sugar todo o potencial que essas avaliações possuem. Seja mensalmente ou a cada dois ou três meses, o principal é não esquecer que as avaliações devem ser realizadas com periodicidade, para que a clínica ou consultório continue funcionando de forma organizada.
Agora que você já sabe como realizar as avaliações de desempenho e qual sua importância, aplique essa função no seu dia a dia e alavanque sua clínica ou consultório.