Em 2003, Reid Hoffman fundou uma das maiores redes sociais que, anos depois, foi comprada pela Microsoft, o LinkedIn. Atualmente, essa plataforma contém cerca de 675 milhões de usuários espalhados por todo o mundo.
Muitas pessoas ainda consideram essa rede como um lugar apenas para procurar emprego. Contudo, isso não é mais verdade há muito tempo. Pessoas de mais de 200 países diferentes estão online a todo instante no LinkedIn.
Os brasileiros estão em terceiro lugar entre os que mais utilizam essa plataforma. Ficando atrás somente dos EUA e da Índia.
Justamente por isso que diversos empreendedores estão investindo nesta rede social a fim de alavancar seu negócio. Vale ressaltar que esses resultados servem para todas as áreas, inclusive a da saúde.
Continue lendo e descubra como tornar o seu consultório mais visível a partir do LinkedIn.
Quais são os primeiros passos para começar a utilizar o LinkedIn?
Antes de tudo, é preciso criar uma página para a sua empresa no LinkedIn. Pode parecer um passo até meio bobo de se dizer.
Contudo, muitos empresários não dão importância e acabam utilizando o próprio perfil para falar sobre a sua marca. Mas essa atitude, por mais que seja cheia de boas intenções, não é bem aceita.
O porquê é muito simples: a empresa não é o dono. Logo, não se deve misturar o perfil pessoal com o empresarial. Mesmo quando isso é feito, é preciso que haja uma estratégia muito clara.
Mas cabe ressaltar que ao criar uma página única e exclusiva para a empresa, é possível criar uma espécie de cartão de visita online de uma marca.
É neste lugar que os futuros colaboradores e até mesmo os clientes irão saber um pouco mais sobre o propósito da empresa.
Suponhamos que você possui um consultório de odontologia com especialidade em implante dentario e deseja aumentar a sua visibilidade.
Ao criar uma página no LinkedIn, você irá conseguir criar conexões com pessoas que trabalham na área da saúde e, até mesmo, potenciais pacientes.
Esse é um dos pontos positivos da plataforma. Isso porque se trata de uma rede mais profissional e focada em negócios. Assim, é possível fortalecer a sua marca e aumentar a credibilidade.
Para aumentar ainda mais os benefícios, separamos algumas dicas de como utilizar o LinkedIn e aumentar a visibilidade de seu consultório.
1.Crie um bom visual
Uma página que recebe um bom investimento na parte visual tem uma grande probabilidade de ser mais visualizada.
Por isso, certifique-se de que a sua foto e capa de perfil estão com a identidade da marca, ou seja, com o logo e as cores de sua empresa.
É importante criar uma descrição criativa e com personalidade. Um texto impactante e com palavras-chave corretas é capaz de atrair um grande número de seguidores.
No caso de uma clínica odontológica, o mais indicado seria utilizar frases como “lente de contato de dente” ou outros procedimentos realizados.
2. Tenha consistência nas publicações
Pesquisadores norte-americanos afirmam que uma página que posta com frequência no LinkedIn possui o dobro de visibilidade quando comparadas a outras que estão com perfis incompletos e não fazem publicações.
As publicações auxiliam a te posicionar no mercado. Não basta apenas ter um perfil completo, é preciso criar posts que atenda e divulgue/explique o seu trabalho.
Você pode criar, por exemplo, dependendo de sua especialidade, uma publicação sobre o avanço da tecnologia e a facilitação de alguns procedimentos como o clareamento dental com moldeira.
3. Crie um cronograma
Um bom planejamento é essencial para que você consiga ter uma ampla visão do que irá postar e fazer com que seus seguidores tenham ainda mais interesse em suas publicações.
Uma ótima tática é compartilhar artigos e publicações de terceiros ou até de colaboradores da empresa.
Dessa forma, você consegue aumentar o alcance de sua página e dar exemplos da cultura da empresa.
É importante que em seu cronograma tenha o assunto, a data de publicação e um espaço reservado para a legenda e mídia (se houver).
Você pode utilizar temas do seu cotidiano e até mesmo utilizar o calendário sazonal. Mas cuidado, busque assuntos e datas que façam sentido para a área da saúde.
É possível aproveitar o Dia Mundial da Saúde para encaixar a sua especialidade. Por exemplo, um consultório de ortodontia pode aproveitar essa data e fazer uma ligação com aparelho dental transparente e promover o seu negócio.
Considerações finais
Neste texto, você pôde descobrir como utilizar o LinkedIn e aumentar a visibilidade de seu consultório. O principal é ter um perfil completo e ter consistência nas publicações.
Explore as ferramentas que a plataforma oferece, compartilhe vídeos, promova Webinars e faça com que a plataforma se torne relevante ao seu público.
Dessa forma, será possível garantir a visibilidade e alavancar os resultados de seu consultório, independentemente da especialidade.
Caso prefira ter apoio profissional, você pode pedir ajuda para agências e empresas especializadas em Marketing Digital. Não perca tempo e comece agora mesmo!
Este conteúdo foi produzido Mayara Santos, redatora da empresa Vue Odonto