Tecnologias em Saúde

Como estruturar um atendimento humanizado e personalizado na sua farmácia utilizando a saúde digital?

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Num cotidiano agitado, é difícil para sua farmácia proporcionar a cada cliente um atendimento único e individualizado, no entanto, a tecnologia na saúde é uma grande aliada nisso; principalmente se usada aliada à maior tendência de inovação dentro das empresas hoje: a Experiência do Cliente.  

Colocar o cliente como o centro de todas as tomadas de decisões dentro da sua farmácia é um grande segredo para conseguir fidelizar seu público que já existe, garantir um marketing orgânico e boca-a-boca feito por ele, além de se destacar em meio a sua concorrência. Saber unir tecnologia e acolhimento humanizado aos seus clientes é o segredo para que você transforme o seu faturamento. Confira como:

Conheça atentamente o seu cliente

Ao mapear as principais estratégias para a Experiência do Cliente, a abordagem inicial faz toda a diferença na maneira como ele irá enxergar o seu negócio e se a visita à sua farmácia irá resultar numa compra ou utilização dos seus serviços farmacêuticos. Para isso, é necessário que o seu time de colaboradores faça perguntas estratégicas sobre o comportamento de saúde dele, analisando as informações principais com uma escuta ativa, proporcionando mais empatia e conexão entre a sua marca e alguém que acabou de conhecê-la. Nesse âmbito, é essencial que haja uma comunicação acolhedora, baseada nas necessidades e preferências individuais desse cliente; afinal, ele precisa sentir que está no lugar certo para cuidar da sua saúde.

Considere as etapas que ele está na jornada do paciente

Para que a ajuda ao seu cliente seja, de fato, efetiva, é preciso que a sua jornada como paciente seja um ponto chave no seu atendimento. Por exemplo, se o paciente já teve uma consulta com um profissional de saúde e está apenas comprando uma medicação já prescrita ou realizando um serviço farmacêutico recorrente, como por exemplo, a aferição glicêmica ou de pressão arterial. Em ambos os casos, esse paciente já está mais avançado na sua jornada, com um reconhecimento do problema de saúde e indo em caminho do cuidado. Por outro lado, é comum que colaboradores de farmácia se encontrem em situações em que o cliente está se medicando de maneira errônea, então cabe também ao seu time emitir um alerta respeitoso sobre o assunto e tentar guiar este paciente da melhor maneira possível.

Disponibilize uma comunicação que vai além do momento de atendimento presencial

Alcançar o seu cliente pré e pós atendimento reforça nele a memória sobre a sua farmácia, aumentando as chances que ele retorne nela mais vezes. Além disso, ao receber mensagens de disparo com lembretes sobre os serviços farmacêuticos realizados na sua farmácia, como por exemplo, a vacinação, o paciente tem maior autonomia no cuidado da saúde e pode iniciar medidas preventivas. Para isso, a saúde digital pode ser utilizada via mensagens de disparo por Email, SMS e Whatsapp, por meio de campanhas de marketing que fortalecem o relacionamento entre o seu cliente e o seu negócio. Assim, a experiência omnichannel garante sucesso para a saúde do paciente e mais confiança para sua farmácia.

Documente referências de atendimento humanizado e busque inspirações nelas

Se o assunto é atendimento humanizado, é impossível não citar alguns cases de sucesso que podem te ajudar a entender como grandes marcas hoje revolucionaram o mercado através da Experiência do Cliente. Ainda que não sejam do nicho farmacêutico, o que a Netflix, o Nubank e a Magazine Luiza podem te ensinar hoje sobre o tema? Não há espaço para o sucesso para quem não coloca o cliente como prioridade nas estratégias de marca. Por isso, para não ficar de fora e seguir a linha de inovação que grandes empresas já inseriram como mindset, faça um mapa mental sobre as principais corporações hoje que aderiram ao atendimento humanizado com os clientes hoje e reúna quais características a sua farmácia pode absorver para ter mais autoridade e faturamento.

Ofereça um atendimento personalizado utilizando um software farmacêutico

A saúde digital chegou para te ajudar, gestor Farma, a conseguir implementar o atendimento de excelência sem esquentar a cabeça. E foi pensando nessa praticidade que o Ti.Farma tornou ainda melhor uma funcionalidade exclusiva dele: a Área do Paciente! Nela, o cliente pode consultar e validar todos os laudos de serviços farmacêuticos realizados na plataforma, independente do local de realização e do tempo que eles foram efetuados. E mais: para deixar o acesso às informações de saúde ainda mais fácil, agora toda a Declaração de Serviço Farmacêutico (DSF) gerada já terá inclusa no seu rodapé um QR Code para a Área do Paciente. 

Com o Ti.Farma o seu cliente tem a saúde à distância de um clique. Não perca mais tempo: escolha a plataforma mais completa de serviços farmacêuticos do mercado!

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