Como anda a sua clínica médica nesses últimos anos?
Provavelmente deve estar bem difícil, não é mesmo?
Um dos motivos deve ser o fato de que boa parte das clínicas e consultórios atualmente já não conseguem sobreviver atuando pelos métodos antigos.
Ou seja, certas ações precisam ser reinventadas ou substituídas por novas para que o seu negócio acabe não ficando para trás dos seus concorrentes.
E isso significa melhorar a produtividade e o seu atendimento.
Mas aí você se pergunta: mas como?
Relaxa que eu vou te dar todas as respostas aqui mesmo!
Por isso se você está estagnado nessa situação e quer revertê-la, continue aqui comigo que eu trago algumas dicas fundamentais para mudar isso.
Vamos conferir?
1. Humanize o seu atendimento
Uma das características mais bonitas e nobres do ser-humano é a humildade, concorda?
Portanto criar formas e métodos para que toda a sua clínica médica tenha essa cultura enraizada faz toda a diferença.
Afinal, é muito comum esperarmos essas atitudes das pessoas mais próximas que temos, como amigos e familiares.
E quando se trata de profissionais de saúde, que enxergamos como o nosso grande ponto de apoio, a situação não é nem um pouco diferente.
Por isso é essencial que a sua equipe não esteja ali para apenas atender quem chega.
Faça com que todos estejam dispostos a não medir esforços para escutar, de verdade, as histórias, dúvidas e desabafos dos seus pacientes.
Pois lembre-se: as pequenas atitudes podem fazer toda a diferença, especialmente para a sua clínica médica.
2. Faça uso de um prontuário eletrônico
Oferecer um atendimento humanizado, como já dito no tópico anterior, é muito importante.
Entretanto uma das melhores formas de garantir essa atitude é padronizando processos na sua clínica médica.
Não entendeu? Vou explicar!
Todos os dias você atende uma quantidade bastante alta de pessoas, estou certo?
Por isso é comum chegar a um ponto onde seu estado já é de cansaço e acabe se esquecendo quem eles são e pelo que estão passando.
Com isso os mesmos podem notar isso e acabar se sentindo desvalorizados e menos importantes.
Contudo o pior é que você acaba nem reparando nesse aspecto.
Afinal, o que fazer nessa situação?
Antes de mais nada, faça uso de um prontuário eletrônico!
Com ele você terá sempre em mãos informações importantíssimas dos seus pacientes de forma prática, rápida e eficiente em qualquer lugar e dispositivo conectado a internet.
Algo que no prontuário habitual, não ocorre.
Com isso, caso você fique cansado, evitará deslizes na hora das consultas.
3. Utilize uma plataforma digital para a sua clínica médica
Você sabia que, além do prontuário eletrônico, existem vários outros benefícios que uma plataforma digital pode oferecer para a sua clínica médica?
Nós da Ti.Saúde, por exemplo, somos a maior plataforma de gestão e relacionamento entre profissionais e pacientes, possibilitando milhares de conexões em todo o Brasil por meio da telemedicina e clínica digital.
Dentre alguns dos nossos benefícios temos:
- Agendamento e atendimento online;
- Mais de mil modelos de fichas personalizadas;
- Documentos eletrônicos e digitais;
- Videoconferência;
- Relatórios em tempo real;
- Armazenamento de informações na nuvem;
- Criação de campanhas;
- Comunicação multicanais e muito mais!
Dessa forma tornando o fluxo do seu trabalho mais ágil e dinâmico.
Ficou interessado e quer conhecer um pouco mais?
4. Faça frequentemente pesquisas de satisfação com seus pacientes
Um dos pontos mais chaves para conseguir tornar a sua clínica médica uma das melhores é ouvir exatamente quem frequenta o seu espaço: os seus pacientes.
Por isso crie pesquisas para descobrir quais são as suas opiniões em relação ao local, atendimento, setores, o que eles gostariam de ver de diferente, o que poderia ser acrescentado e muito mais.
Não precisa ser nada muito elaborado.
Umas 4 ou 5 perguntas simples e objetivas já direcionarão bem o seu foco.
E acredite, elas fazem toda a diferença. Por isso se atenha a elas!
5. Alinhe o perfil da sua clínica médica
Além de ser alinhado o comportamento humanizado na sua clínica, outros aspectos também devem ser levados em conta.
Por exemplo, o tom de voz, a forma de falar e os gestos são partes cruciais que interferem diretamente na impressão dos seus pacientes.
Por isso, invista em treinamentos e atualizações constantes para que a primeira impressão seja excelente.
Fazendo assim com que ocorra um boca a boca positivo da sua clínica médica, para que mais pessoas tenham desejo de serem atendidas por você.
6. Explore o universo do marketing digital
Você já marcou a sua presença digital na internet?
Caso a resposta seja não, está mais do que na hora!
Com a frequência constante das pessoas usando redes sociais, é praticamente obrigatório para uma clínica médica!
Até porque é lá onde os seus futuros e atuais pacientes estão.
Por isso foque em estratégias de marketing digital para o seu negócio.
É sem dúvidas uma ótima alternativa (se não a melhor) para aumentar o seu fluxo, melhorar o relacionamento com seus pacientes e deixar a sua agenda sempre cheia.
Portanto, se liga nessas dicas e coloque elas em prática o quanto antes.
Elas serão o seu guia para o seu sucesso!